Romã: benefícios, curiosidades e o significado simbólico para a Maçonaria



  


Categoria: Históricos

Mas qual é o significado simbólico da Romã para os maçons? Um dos grandes estudiosos da Ordem, o maçom Theobaldo Varoli Filho, diz o seguinte: Como as romãs contém um grande número de semente, devem sugerir ao maçom fertilidade e abundância, no sentido de disseminar a Maçonaria em todo o Mundo.

Outro pesquisador famoso e escritor maçom, José Castellani, vai mais longe: Os grãos reunidos em grupo, e que são separados de outros grupos por uma tênue película, mostram também que, embora divididos em Obediências e países, todos os maçons fazem parte do mesmo Corpo, simbolizado pela romã inteira.

Um trecho de um trabalho publicado na edição 300 da revista maçônica A Trolha de vários autores, com o título O Simbolismo da Romã, define com propriedade o simbolismo da Romã na Maçonaria. Diz o seguinte: A romã é uma e ao mesmo tempo múltipla. Seus grãos são rútilos, unidos, profícuos, cada um ocupando seu lugar harmonicamente no espaço que lhe é reservado dentro do seu compartimento, como os Maçons. Como um tecido biológico, composto por milhões de células. Retirada uma minúscula parte, continua existindo, mas a parte faltante deixa sua marca impressa no formato das partes vizinhas.

Como um microcosmo, como um espelho do Universo, onde todos os componentes se completam, se necessitam, se atraem, se influenciam. E os compartimentos, tantos em número, e surpreendentes, parecendo infindáveis, se por um lado aparentam estar isolados uns dos outros, na verdade estão intimamente ligados, por fazerem parte do mesmo conjunto, tal como as diferentes Lojas Maçônicas, que apesar de terem sua vida própria, servem à mesma finalidade e formam um só todo. Enquanto a romã representa a Loja e sua universalidade, as sementes representam os maçons.

Diz uma lenda sobre a Romã, que é impossível contar as suas sementes. Tal qual um mito muito difundido entre os próprios maçons e os profanos: jamais sabereis quem somos e quantos somos.


Fonte: Blog do Guara