-> Mensagem de Feliz Páscoa do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Paraná.



Publicado emm: 24/04/2019 por Administrador nº

ESTIMADOS IRMÃOS – FELIZ PÁSCOA, EXTENSIVO AOS FAMILIARES.

A Filosofia e a Doutrina Maçônica, através das alegorias e símbolos, nos proporcionam lições ético/morais de antigos filósofos e líderes religiosos, que nos induzem a prática do bem. É fundamental através do autoconhecimento e das relações com o ambiente que nos cerca, adotarmos normas de procedimentos que
nos evidenciem como modelo de conduta cidadã, de justiça e de promotores da paz social.

O &ldquoDOMINGO DE PÁSCOA&rdquo é uma festa religiosa na qual comemoramos a &ldquoRESSURREIÇÃO DE CRISTO&rdquo, com significação filosófica extraordinária, pois evidencia a vitória da vida sobre a morte, do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas, das virtudes sobre os vícios.
Tal qual acontece na Maçonaria, dois símbolos traduzem a significação de tão importante data:
O &ldquoCOELHINHO DA PÁSCOA&rdquo representa desde a mais remota antiguidade, a fertilidade, face a reprodução rápida e abundante. Era sinônimo da preservação da espécie e de melhores condições de vida.
Os &ldquoOVOS DE PÁSCOA&rdquo simbolizados por ovos de galinha pintados e ornamentados, recheados com guloseimas, ou ainda, ovos de chocolates, também estão no contexto da fertilidade e de uma nova vida, assim representam a alegria pelo renascimento. Para nós Maçons deve significar o renascer para uma nova vida,
o firme propósito de combater as nossas fraquezas e de evidenciarmos as nossas virtudes, para nos tornarmos cada vez melhores. Algumas fraquezas, em alguns momentos, saltam aos olhos, tais como: a vaidade, a intolerância, a incompreensão, o fanatismo, o desrespeito, a dificuldade em perdoar, entre outros. Sejamos humildes, compreensíveis e respeitosos. Vamos evidenciar o amor, a sabedoria, a educação, o cavalheirismo, a fidalguia e a beleza.

Valdemar Kretschmer
Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná


Fonte: Grande Loja do Paraná