-> 1ª Edição Maçônica da Bíblia Sagrada no Brasil - por Kennyo Ismail



Publicado emm: 22/06/2022 por Administrador nº

O Projeto

É importante iniciar esclarecendo que esta não é uma Bíblia Maçônica ou Bíblia da Maçonaria, algo que simplesmente inexiste. Esta é uma edição maçônica de uma Bíblia cristã, ou seja, uma Bíblia cristã para uso maçônico.

Como todo maçom bem sabe, a Maçonaria possui Três Grandes Luzes: o Livro Sagrado, o Esquadro e o Compasso. E, assim como não se costuma utilizar em nossas Lojas esquadros e compassos vendidos em papelarias, mas aqueles confeccionados para uso maçônico, o mesmo ocorre quando se trata da Bíblia Sagrada em muitos países, como nos Estados Unidos da América e na Inglaterra, onde edições maçônicas da Bíblia são relativamente comuns.

Meu primeiro contato com uma edição maçônica da Bíblia Sagrada foi no dia 14 de junho de 2011, em visita à Loja "Paradise 17", em Moscow, Idaho, EUA, quando, ao final da sessão, meu amigo e irmão Greg Kimberling me presenteou com um exemplar, assinado por ele e os demais oficiais da Loja. Desde então, eu o mantenho por perto, recorrendo ao mesmo para consultas sempre que preciso, o que foi alimentando, ao longo de todos esses anos, o desejo crescente de elaborar uma edição brasileira.

Em muitas jurisdições, há o costume da Loja ou o padrinho presentear um irmão com uma edição maçônica da Bíblia no dia de sua iniciação. Quando há mais de um candidato cristão na iniciação, é também comum nessas jurisdições que cada um assuma a obrigação sobre a Bíblia que receberá da Loja. Já em outras, essa entrega ocorre no dia em que se torna Mestre Maçom. Contudo, mais importante do que "quando" é entregue, é compreender o "porquê": com mais ou menos teor, em todos os rituais maçônicos dos graus simbólicos e em muitos dos altos graus e demais ordens maçônicas existentes há certo conteúdo bíblico, principalmente relacionado ao Templo de Salomão.

A finalidade desta edição maçônica é servir de referência no estudo das alegorias bíblicas presentes em diferentes graus da Maçonaria, o que, obviamente, não é oferecido em qualquer edição bíblica não-maçônica disponível.

DO CONTEÚDO

Trata-se de uma edição da Bíblia KJV - King James Version (Versão do Rei James), acrescida de páginas iniciais dedicadas à Maçonaria, incluindo um dicionário bíblico-maçônico com as referências bíblicas contendo mais de cem verbetes, de forma a favorecer o estudo dos irmãos nos mais diferentes graus que compõem a Maçonaria em seus diferentes ritos e ordens.

Esse conteúdo adicional sobre a Maçonaria, seus graus simbólicos, altos graus e diferentes ritos e ordens que a compõem, bem como o dicionário bíblico-maçônico disponível, são ORIGINAIS e INÉDITOS. Ou seja, não são traduções de conteúdos de edições maçônicas de Bíblias publicadas no exterior, mas estudos e textos que, apesar de tê-las como referências, foram elaborados especifica e especialmente para esta edição brasileira.

Nessas páginas preliminares, a Loja ou o maçom que presenteia um candidato ou irmão tem um espaço destinado a fazer sua dedicatória. Ainda, há campos preenchíveis para fazer o registro das datas dos diferentes graus que galgar na Maçonaria, bem como em quais corpos maçônicos esses graus foram concedidos.

Diferente da chamada Bíblia de Genebra, que apresentava ilustrações e notas de rodapé, com anotações e comentários puritanos sectários, a Bíblia KJV restringiu-se ao texto das Sagradas Escrituras, não impondo interpretações específicas de uma ou outra denominação religiosa, o que popularizou tal versão por seu caráter mais condizente e respeitoso com o princípio da liberdade religiosa, tão defendido pela Maçonaria.
Em que pese o Rei James I da Inglaterra e VI da Escócia ser tradicionalmente considerado o primeiro Chefe de Estado maçom da história, supostamente iniciado em 15 de abril de 1601, na Loja de Scoon e Perth, essa não foi a razão da escolha de sua versão da Bíblia para esta publicação brasileira. O fato de ser considerado o livro mais lido no mundo e de ser uma versão sem apresentação de interpretações sectárias já seriam o bastante para justificar a escolha pela Versão do Rei James para esta publicação. Contudo, há mais um fato a ser ressaltado: a Bíblia do Rei James é, com absoluta certeza, a versão da Bíblia mais utilizada na Maçonaria Universal. Inclui-la em nossas referências aproxima-nos em teor da maioria dos irmãos do mundo, com os quais compartilharemos de mais uma fonte em comum.

DO MATERIAL


O miolo, com mais de mil páginas, será feito em papel em gramatura superior ao chamado "papel-bíblia" ou "papel-seda", garantindo maior resistência e durabilidade.
A capa será dura e em preto fosco, com impressão da arte em hot stamping dourado.

O exemplar ainda contará com três marcadores de páginas em fitas de cetim de diferentes cores, para marcar as passagens bíblicas dos três graus simbólicos.

Já a edição de luxo, limitada a apenas 150 exemplares, tem os cantos externos da folha arredondados. A capa, que também tem o mesmo acabamento arredondado, é feita em couro sintético preto, com a arte impressa em hot stamping dourado.

Orçamento


Importante esclarecer alguns pontos. O primeiro, é que o preço do papel subiu quase 100% de 2021 até o presente mês. O segundo é que esta obra tem em torno de quatro vezes mais páginas do que a média de nossos livros, que já são considerados volumosos para o parâmetro maçônico. O terceiro é que ela pesa mais que o dobro de um livro comum, ultrapassando 1,2 Kg, elevando muito o custo dos Correios, que também fez ajuste nas tarifas em 2021 e já em 2022 (o frete unitário estará saindo em torno de R$25,00 e será feito fora do Catarse). Tudo isso pesou bastante no orçamento, que não inclui custos de revisão, diagramação, registro da obra, design de capa, frete da gráfica para a editora e outros custos, que serão arcados pela Editora No Esquadro:

Gráfica: 99.000

Taxa Catarse: 15.000

TOTAL = 114.000,00

Obs.: todos os valores foram arredondados para melhor visualização, não afetando de forma relevante no somatório final.


Fonte: Catarse - Clique para para participar



|(62) 98400-1233

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em União!"

© Maçonaria Online | Todos os direitos reservados

Maçonaria Online - Início

Entre em contato conosco!