O CINZEL


Autor/Postado por: .
Publicado em: 26/08/2022



O cinzel, força ativa e intelectual, que simboliza o método maçônico

As ferramentas de trabalho do aprendiz Maçom são o Régua, o Malho e o Cinzel. Estas ferramentas estão presentes na loja, o malho e o cinzel colocados junto à pedra bruta encontram-se no primeiro degrau localizado a este, no lado Norte.

No sentido etimológico da palavra, o cinzel é um instrumento achatado, de ferro ou aço, formado por uma lâmina afiada em uma das pontas, para trabalhar corpos duros, essa lâmina costuma ser empurrada por um martelo ou um malho.

O cinzel e o malho são inseparáveis, para cortar a pedra bruta o cinzel e o malho não podem ser usados sozinhos, o cinzel é o símbolo da energia ativa, pois trabalha a matéria passiva e ainda assim é uma ferramenta passiva desde que 'ele recebe os golpes transportada pelo malho, a ferramenta rígida cinzel deve aperfeiçoar a pedra bruta tornando-a totalmente em conformidade com o seu uso para que esta se aproxime o mais possível da pedra lapidada cúbica colocada no lado do sul.

O cinzel associado ao malho nos permite cortar nossa pedra, nos dá os meios para refinar nosso caráter e aumentar nosso conhecimento, cortar a pedra com o cinzel é separar a vida profana da vida espiritual.

O aprendiz deve se concentrar em tentar reproduzir a pedra cúbica, deve fazê-lo com discernimento e determinação, mas também com cuidado para não deteriorar a pedra bruta.

O símbolo do cinzel do método maçônico faz com que o aprendiz entenda que ele é a pedra bruta e que precisará, ao longo de sua vida, determinação e perseverança para corrigir suas imperfeições, seus defeitos. E seus vícios, a fim de melhorar intelectual e moralmente e se tornar como a pedra lapidada que lhe é proposta como modelo.








|(62) 98400-1233

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em União!"

© Maçonaria Online | Todos os direitos reservados

Maçonaria Online - Início

Entre em contato conosco!