Por que comer frutas


VER MAIS ARTIGOS E REFLEXÕES DO DIA

Autor: https://www.ufrgs.br/laranjanacolher/2020/01/07/por-que-comer-frutas/
Publicado em 12/08/2022 por EDMILSON JUNQUEIRA MENDONCA
Categoria: Saúde - Dicas da Dona Cota
+ artigos deste irmão

Frutas são alimentos saudáveis, e assim como as verduras e legumes, possuem uma grande variedade de vitaminas, minerais e fibras. Por essa razão, o seu consumo ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, tais como as do coração e alguns tipos de câncer. Apesar disso, apenas 10% dos brasileiros consome o que a Organização Mundial da Saúde recomenda, o que pode estar se refletindo na saúde da nossa população.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, e devido às suas proporções continentais, apresenta uma gama bastante diversificada desses alimentos, a um preço relativamente acessível, quando comparado a outros países. Entretanto, alguns pesquisadores sobre alimentação dizem que o consumo de frutas não está presente na cultura alimentar do brasileiro, pois não é um alimento associado a uma fonte de prazer.

Sabemos que o prazer é uma variável que deve ser considerada na hora de realizarmos nossas refeições, mas por que não aliar isso a um benefício para a saúde?

As frutas possuem seu ápice de sabor e nutrientes quando estão na sua época e se apresentam maduras. Apesar de termos algumas frutas durante o ano inteiro, podemos perceber quando elas estão na época quando o preço está mais em conta.

Quanto mais colorida e variada for a nossa alimentação, com maior proporção de alimentos in natura, mais benefícios teremos para a nossa saúde. Pensando nisso, que tal tentar experimentar frutas que normalmente não consumimos, mas que estão à nossa disposição a um preço acessível?

Podemos nos inspirar no Programa 5 ao Dia (veja aqui) e incorporar pelo menos 5 frutas ou verduras de cores diferentes ao longo de um dia. Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas se conseguirmos colocar nos intervalos das grandes refeições, ou como sobremesa do almoço ou do jantar, logo, logo estaremos consumindo mais frutas e trazendo mais saúde para a nossa vida!



Fabiana Tanabe

Nutricionista CRN-2 9727

|(62) 98400-1233

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em União!"

© Maçonaria Online | Todos os direitos reservados

Maçonaria Online - Início

Entre em contato conosco!