Dois presentes de Sucot


VER MAIS ARTIGOS E REFLEXÕES DO DIA

Autor: Grupo A Nota Diária da Sivan
Publicado em 29/09/2023 por EDMILSON JUNQUEIRA MENDONCA
Categoria: A Voz de Israel
+ artigos deste irmão

A Voz de Israel - Dois presentes de Sucot

Dois valores centrais do feriado de Sucot são urgentemente necessários para nós agora: união e alegria.

União básica, como a professora de educação infantil nos contava no jardim de infância, antes do feriado. Voltar a essas verdades inocentes, à versão inicial e simples das coisas. Em cada geração falamos sobre as quatro espécies vegetais, que podem ou não ter sabor e cheiro, mas devem estar juntas. Elas representam as diferentes pessoas do Povo de Israel, e é impossível cumprir a mitsvá (preceito) sem todas as quatro. Por fora podemos gritar e brigar, mas no fundo precisamos um do outro.

E a alegria? Diz-se sobre estes dias: "alegre-se no seu feriado e seja feliz." Como? O feriado de Sucot nos convida a deixar o cotidiano familiar por um momento para uma aula de história, para ganhar perspectiva. Olhar a vida pessoal e também a vida nacional de cima, com proporção e otimismo. “Para que as gerações saibam que eu fiz os filhos de Israel estabelecerem-se em cabanas quando os tirei da terra do Egito”. Quem consegue olhar de forma ampla, num zoom out, até o Êxodo do Egito, certamente fica cheio de alegria.

Aqui fica apenas um pequeno exemplo: na quarta-feira, enquanto fazia compras para o feriado, encontrei uma vizinha que estava triste, “por causa da situação”. Lembrei-lhe o cenário daquela manhã. Naquele dia foi cancelada a exigência de vistos para israelenses entrarem nos Estados Unidos. Na Alemanha foi assinado o maior contrato de vendas de equipamentos militares da história de Israel. O país que tentou destruir o povo judeu pede-nos agora que protejamos a sua existência através do sistema "Hetz 3". E na Arábia Saudita, foi realizada a primeira visita aberta histórica de um ministro israelense, mais um elemento no caminho para um acordo de paz que “se aproxima dia a dia”, segundo os sauditas.

Perguntei se ela já havia pensado por um segundo sequer sobre algum desses três acontecimentos naquela manhã. Ela respondeu que não. Ela certamente não pensou também no caminho que percorremos desde o êxodo do Egito.

Sucot de 5784 chegou. Gostaria que saíssemos dele com mais união e mais alegria.


A Nota Diária, Sivan Rahav-Meir

Tradutores: Gladis Berezowsky e Yeshayahu Fuks

Sivan Rahav-Meir é uma das jornalistas mais influentes de Israel na atualidade.



A VOZ DE ISRAEL - 29/09/2023



Veja mais publicações de
'A Voz de Israel"




Se inscreva no Canal do Maçonaria Online no YouTube. É só clicar no link abaixo e se inscrever.

Inscrever no Canal Maçonaria Online no Youtube

Obrigado pela leitura.














|(62) 98400-1233

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em União!"

© Maçonaria Online | Todos os direitos reservados

Maçonaria Online - Início

Entre em contato conosco!